O arquiteto ítalo-brasileiro, Rafael Leonardo Carlesso, trabalha com múltiplas formas de expressão e criação. É graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e mestrando em Gestão Urbana (PPGTU) pela mesma universidade.

Reúne trabalhos que passam pela fotografia, arquitetura, urbanismo, artes plásticas e literatura. Ainda, trabalhou na criação de projetos do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e possui obras de arte, arquitetura e fotografia publicadas em revistas especializadas.

Com exposições individuais e coletivas realizadas no Brasil, Argentina, Chile, Portugal e Estados Unidos, e projetos espalhados pelo mundo, o arquiteto busca expressar a essência dos tempos hipermodernos.


Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil | CAU A69751-6

American Planning Association | Membro desde 2016

Instituto dos Arquitetos do Brasil | Membro desde 2011


1988   Joaçaba – SC

2011   Arquiteto e Urbanista pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Curitiba) – PUCPR

2012   Arquiteto de Instalações (Venues Architect) no Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 | Organizing Committee for the Olympic and Paralympic Games (OCOG) Rio 2016

2013   Arquiteto colaborador na empresa Marchetti Bonetti Arquitetos Associados, em Florianópolis – SC.

2015 Sócio Administrador na Trieste Construções, em Joaçaba – SC.

2016   Especialista em Arquitetura e Iluminação pelo Instituto de Pós-Graduação (Florianópolis) – IPOG

2017   Inicia o Mestrado em Gestão Urbana no Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana (PPGTU) da PUCPR, em Curitiba – PR.